Curso de Aperfeiçoamento em Psiquiatria Geriátrica do PROTER


O envelhecimento populacional tem ocorrido em todo o mundo, e o Brasil, antes considerado um país jovem, hoje também conta com um expressivo número de pessoas com mais de 60 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1) a partir da revisão do censo em 2010, os idosos já somavam 11% de todos os brasileiros, um contingente de 19,4 milhões de indivíduos. Esta parcela da população poderá atingir os 30 milhões de pessoas e representar quase 30% de seus habitantes em 2050 (1).

Podemos observar, a partir dos dados apresentados que, em todo o mundo, assim como no Brasil, existe uma tendência de aumento do número total e percentual da população de idosos, o que provavelmente terá repercussões significativas nos serviços de saúde e na sociedade de uma maneira geral. Nos países desenvolvidos acontecerá um grande aumento da população com mais de 85 anos, enquanto que nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá ocorrer um grande aumento da população idosa, principalmente na faixa etária entre 60 e 80 anos de idade, nas próximas décadas.

Com o aumento do número de idosos, também aumenta a relevância de doenças psiquiátricas que afetam uma faixa significativa desta população. Nesse contexto, surge a necessidade da capacitação por meio do aprimoramento de profissionais que atuam na área de Saúde Mental, com a finalidade de aprimorar o diagnóstico e as abordagens terapêuticas utilizadas, a fim de melhor atender os idosos portadores de um transtorno mental.

O PROTER (Programa Terceira Idade do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), desde 1994 desenvolve atividades de ensino, pesquisa e tratamento dos idosos, sendo reconhecido por sua qualidade no meio acadêmico.


OBJETIVOS

Fornecer para profissionais de nível universitário, que já atuam ou não na área da psicogeriatria, um programa de aperfeiçoamento, nas áreas de diagnóstico, tratamento, prevenção e pesquisa dos transtornos psiquiátricos que acometem o idoso, otimizando o atendimento do idoso e de seus cuidadores.

A adequada qualificação dos recursos humanos visa a um melhor atendimento da população idosa, no âmbito assistencial, formando profissionais capazes de pensar estrategicamente nestas questões e serem pró-ativos no tratamento, atendimento e encaminhamento destes pacientes.